NAS CORDAS - O Projeto

Nas Cordas é um projeto de Música Instrumental Brasileira que surgiu exatamente após uma “MasterClass” sobre Harmonia e Improvisação, ministrada por Xandy, para um grupo de alunos de guitarra.
Foi nessa “imersão” de estudos musicais que surgiu a primeira composição, chamada “A Despropósito”.

No primeiro encontro que tiveram, após a MasterClass, Xandy Santos e Gustavo Virissimo resolveram tocar o tema recém composto. Depois de passarem horas tocando e improvisando esse tema instrumental, Xandy propôs a criação do projeto NAS CORDAS. Ideia topada na hora pelo Gustavo.

Um repertório inteiro foi composto e nascia assim o “NAS CORDAS – O Projeto” que se propõe a ser um camaleão musical, que se apresenta em mutações e se transmuta em várias nuances, com diferentes roupagens sonoras. Isso graças a dinâmica aberta em que sua formação sempre está disposta a apresentar, seja ela em Duo, Trio, Quarteto etc., sem perder a essência e a brasilidade na veia.

Os temas autorais, todos compostos com a intenção de homenagear os instrumentos de cordas, são inspirados nas vertentes mais marcantes da música e dos ritmos brasileiros. Composições, influenciadas pelos grandes mestres, nascem carimbadas pela nossa brasilidade e temperadas com o Samba, a Bossa Nova, o Baião, o Afoxé. Mas tudo isso acontece sem deixar de visitar também as características da música instrumental produzida no mundo. São ritmos e estilos que, depois de mergulhar em nossas raízes, ganham outros significados como o Soul Brasil e o Brazilian Beguine.

Em seu repertório, além das composições autorais inéditas que estarão no primeiro álbum em fase de produção, também passeiam temas que se transformaram em verdadeiros standards do instrumental nacional, ícones de uma época de ouro da música instrumental produzida no país, principalmente nas efervescentes décadas de 70 e 80, como Azymuth, High Life, Zimbo Trio, Cama de Gato etc…